Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde espera boas relações com Donald Trump à frente dos Estados Unidos

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, disse, sexta-feira, na cidade da Praia, esperar poder trabalhar em conjunto com o novo Presidente norte-americano Donald Trump para o bem da comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos e das relações de cooperação bilateral.

Em declarações a aos jornalistas, à margem da cerimónia de homenagem a Amílcar Cabral )grande heói da luta de libertação de Cabo Verde e da Guiné-Bissau) e aos heróis da independência de Cabo Verde, assinalada a 20 de janeiro, o chefe de Estado cabo-verdiano disse desejar que estas relações com os Estados Unidos se mantenham boas e, se possível, elas sejam reforçadas.

Salientou, na mesma ocasião, a "amizade secular" que une os dois países, sublinhando que os Estados Unidos albergam a mais numerosa comunidade cabo-verdiana, fora doe Cabo Verde.

"Sendo nós um país tradicionalmente amigo dos Estados Unidos da América, onde temos a mais vasta comunidade emigrada, Esperamos que Donald Trump, que sexta-feita última tomou posse como 45º Presidente norte-americano, contribua para que os Estados Unidos sejam uma referência da democracia e liberdade", disse o chefe de Estado cabo-verdiano.

Fez votos ainda para que Donald Trump, tal como ele espera de qualquer outro Presidente norte-americano, “tenha sucesso como mais alto magistrado da grande nação americana, que contribua para que a América seja uma referência da democracia e de valores como a liberdade".

-0- PANA CS/DD 21jan2017