Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde escolhido para acolher encontro de banqueiros africanos

Praia, Cabo Verde (PANA) – Um seminário sobre “Structured Trade Finance” (Financiamento do Comércio Estruturado), para banqueiros africanos, realizar-se-á em novembro próximo na cidade da Praia, anunciou segunda-feira o ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia.

O Banco Africano de Importação e Exportação (Afreximbank) aceitou o repto do Governo cabo-verdiano para organizar o evento em novembro próximo na cidade capital, confirmou segunda-feira na cidade da Praia o governante que participou na assembleia geral de acionistas do Afreximbank em Kigali, no Rwanda, no sábado último.

Nele tomarão parte centenas de banqueiros africanos, anunciou fonte segura.

No Rwanda, Olavo Correia disse ter reforçado o interesse de Cabo Verde em acolher também a próxima assembleia geral dos acionistas do Afreximbank.

"A nossa candidatura está a ser considerada, uma vez que Cabo Verde reúne os requisitos necessários para alojar um evento desta envergadura. A confirmar-se, será já no próximo ano, e deverá ser mais uma grande oportunidade para o setor privado nacional, visto que é atendido por diversas instituições financeiras", refere uma nota Governo.

De acordo com a mesma fonte, esta missão do ministro das Finanças foi uma importante oportunidade para o reforço da cooperação entre Cabo Verde e esta importante instituição financeira pan-africana.

A deslocação de Olavo Correia ao Rwanda foi também uma grande oportunidade para o país aprofundar as suas relações com importantes parceiros.

Para tal, o ministro reuniu-se com os seus homólogos do Rwanda e das ilhas Seicheles, bem como com grandes investidores africanos, com vista à mobilização de financiamentos para Cabo Verde, como foi o caso do Conselho de Desenvolvimento (Rwanda Development Board), com quem existem boas perspetivas de cooperação suscetíveis de se concretizar brevemente.

O Afreximbank foi criado em 1993 e Cabo Verde figura entre os seus membros fundadores.

O encontro "Structured Trade Finance" foi lançado há 10 anos, tendo já ocorrido no Egito, na Etiópia, na Nigéria, no Zimbabwe, na Côte d’Ivoire, e, recentemente, nas ilhas Seicheles.

-0- PANA CS/DD 04julho2017