Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde eleito membro do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde foi eleito, sexta-feira, membro do Conselho Executivo (CE) da Organização Mundial do Turismo (OMT) no decorrer da 22.ª Assembleia Geral da instituição decorrida na cidade de Chengdu, na China.

A eleição de Cabo Verde, para um mandato de quatro anos, como um dos 26 membros do Conselho Executivo da OMT, aconteceu dias depois do seu ministro da Economia e Emprego, José Gonçalves, ter sido eleito vice-presidente da Assembleia-Geral desta agência especializada das Nações Unidas e principal organização internacional do turismo destinada a promover e desenvolver o setor.

Numa primeira reação, José Gonçalves, que tutela o setor no arquipélago, disse que “Cabo Verde está de parabéns por merecer a confiança dos membros da prestigiada Organização” e que este sucesso resultou de um trabalho efetuado nos últimos meses, com intensas negociações diplomáticas junto dos membros da OMT.

De acordo com uma nota do Governo, a assunção de um assento no Conselho Executivo da OMT confere a Cabo Verde uma posição privilegiada na cena internacional e reforça o seu poder negocial na definição de políticas dentro desta organização, podendo inclusive influenciar posições que sejam benéficas para o país e para o continente africano.

A nota realça que, na qualidade de membro do Conselho Executivo, Cabo Verde vai poder integrar um dos cinco comités subsidiários desse órgão executivo da OMT, para além de, também, poder vir a assumir um lugar de destaque na Comissão Regional Africana.

O novo Conselho Executivo reúne-se já neste sábado, 16 de setembro, ainda em Chengdu, e poderá haver mais novidades sobre o papel e aparticipação de Cabo Verde na OMT.

Para além da eleição dos 26 membros do Conselho Executivo da OMT, a Assembleia Geral de Chengdu elegeu, também, o novo Secretário-geral por um período de três anos, na pessoa do Georgiano Zurab Pololikashvili.

-0- PANA CS/DD 16set2017