Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde e Senegal reforçam cooperação nos setores de turismo e pescas

Praia, Cabo Verde (PANA) - O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, e o Presidente senegalês, Macky Sall, manifestaram, em Marraquexe (Marrocos), a vontade de proceder ao reforço das relações de cooperação entre os dois países a nível do turismo, das pescas e da segurança marítima, soube a PANA de fonte oficial na cidade da Praia.

O encontro entre os dois estadistas realizou-se terça-feira à margem do IX Fórum sobre Desenvolvimento em África, que decorre de 12 a 16 de outubro corrente naquela cidade marroquina.

Fonte do gabinete do primeiro-ministro cabo-verdiano, citado pela agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress), disse que o encontro entre José Maria Neves e Macky Sall foi uma espécie de reunião preparatória da comissão bilateral entre os dois países que vai ter lugar proximamente em Cabo Verde.

Em declarações à imprensa após o encontro com o Presidente senegalês, José Maria Neves revelou que, além do reforço das relações no domínio do turismo, das pescas e da segurança marítima, ele abordou com Macky Sall a circulação de pessoas e bens entre os dois Estados, bem como a epidemia do Ébola que ameaça o mundo e, sobretudo, a região oeste-africana, de que fazem parte os dois países.

“Falamos também do Ébola e das medidas comuns que deveremos tomar para evitar a propagação da doença na nossa sub-região e discutimos que os nossos dois países devem, no domínio da saúde, continuar a colaborar para evitar a propagação de outras doenças na sub-região da CEDEAO”, precisou o primeiro-ministro cabo-verdiano.

O chefe do Governo cabo-verdiano aproveitou ainda o encontro para solicitar ao Presidente senegalês o apoio do seu país à candidatura da ministra cabo-verdiana das Finanças, Cristina Duarte, à presidência do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

Segundo a assessoria de José Maria Neves, foi uma ocasião “perfeita” para o primeiro-ministro cabo-verdiano realçar os benefícios desta candidatura, não só para o arquipélago como para toda a região da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

“Discutimos a candidatura da Cristina Duarte ao BAD, pedi o apoio do Senegal e vamos, no quadro da CEDEAO e da concertação entre os dois países, ver como trabalhar esta candidatura para que possa ser um sucesso”, realçou o chefe de Governo cabo-verdiaano.

Cristina Duarte está, neste momento, em Marrocos para participar da nona edição do Fórum sobre Desenvolvimento em África, na qualidade de ministra das Finanças, mas também numa ofensiva, apoiada pelo Governo, em prol da sua candidatura ao mais alto cargo no seio do BAD, “uma das, senão a maior, instituição financeira ao nível do continente”.

A ministra cabo-verdiana, que tornou pública a sua candidatura a 06 de outubro corrente, pode tornar-se na primeira mulher a presidir a esta instituição financeira internacional, criada há 50 anos, depois de o candidato do Senegal, Makhtar Diop, ter retirado a sua candidatura, segundo comunicado do Ministério das Finanças senegalês.

As eleições para a presidência do BAD estão marcadas para 28 de maio de 2015 em Abidjan (Côte d'Ivoire) e, além de Cabo Verde, a Tunísia também já tornou pública a sua candidatura através do ex-director das Finanças, Jelloul Ayyad.

-0- PANA CS/TON 15out2014