Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde e Moçambique estudam novas oportunidades de cooperação

Praia, Cabo Verde (PANA) – A análise de novas oportunidades de cooperação, sobretudo na área económica e empresarial, é o objetivo da visita de três dias que o ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Oldemiro Balói, inicia segunda-feira a Cabo Verde, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte diplomática.

Uma fonte do Ministério das Relações Exteriores (MIREX) do arquipélago explica que a visita de Balói "vem colmatar uma lacuna nas relações bilaterais, uma vez que, até agora, os dois países têm privilegiado as de cooperação política, diplomática e de amizade”.

No entanto, a fonte reconhece que, em matéria de cooperação bilateral, “o saldo é modesto, não obstante a importante comunidade cabo-verdiana em Moçambique”.

Sublinha que, a nível multilateral, a dinâmica da cooperação bilateral, nos últimos anos, “tem sido mais forte no quadro da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e em algumas agências e fundos das Nações Unidas".

As relações entre os dois países conheceram um novo desenvolvimento em fevereiro passado, quando Cabo Verde e Moçambique assinaram, em Maputo, dois importantes acordos, incluindo sobre isenção de vistos de viagem dos respetivos cidadãos.

Na altura, foi sublinhado que estas medidas irão reforçar o leque dos instrumentos jurídicos que regulam e facilitam as relações de amizade e cooperação entre o arquipélago cabo-verdiano e aquele país de língua oficial portuguesa da África Austral.

O outro acordo rubricado pelas duas partes é o Estabelecimento de um Mecanismo de Consultas Bilaterais, que prevê a realização de consultas entre os dois países sobre questões bilaterais e multilaterais de interesse comum.

O acordo vai também criar Grupos de Trabalho, compostos por altos funcionários, representando os ministérios e departamentos governamentais de Cabo Verde e Moçambique, mandatados para analisar áreas específicas de cooperação.

Para o MIREX cabo-verdiano, com esses dois instrumentos rubricados, Cabo Verde e Moçambique pretendem promover e reforçar, numa base sustentável, as suas relações bilaterais e de cooperação a longo prazo.

Nesta sua visita à cidade da Praia, o chefe da diplomacia moçambicana terá encontros de trabalho com o seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Borges, e efetuará visitas de cortesia ao Presidente e ao primeiro-ministro de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca e José Maria Neves, respetivamente.

O chefe da diplomacia moçambicana visitará também, na capital cabo-verdiana, instituições como o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), a sede do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), a Escola de Hotelaria e Turismo e a "Cidade Velha", nome por que é conhecida a Ribeira Grande Santiago, Património Mundial da Humanidade desde 2009.

Oldemiro Balói, que preside atualmente ao Conselho de Ministros da CPLP, deixa a Cidade da Praia na noite de quarta-feira, com destino a Lisboa (Portugal), para, entre outras atividades, preparar com as autoridades portuguesas a próxima cimeira dos países lusófonos, prevista para 23 de julho próximo, em Dili (Timor-Leste).

-0- PANA CS/IZ 25maio2014