Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde e Estados Unidos renovam acordo sobre luta contra branqueamento de capitais

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde e os Estados Unidos renovam esta segunda-feira um acordo sobre a luta contra o branqueamento de capitais e combate ao terrorismo, apurou a PANA de fonte oficial na cidade da Praia.

O acordo será assinado pela ministra cabo-verdiana da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, e pelo embaixador dos Estados Unidos em Cabo Verde, Donald L.Heflin, em nome do Departamento do Tesouro do seu país, esta segunda-feira, 06 de março, na instalações da Unidade de Informação Financeira (UIF) na cidade da Praia, de acordo com a fonte.

O acordo de renovação dos Termos de Referência do Programa de Assistência Técnica Internacional (TRPATI) visa nomeadamente o reforço do regime de luta contra o branqueamento de capitais e o combate ao financiamento do terrorismo, apurou a PANA de fonte oficial.

Os TRPATI definem ainda o quadro de cooperação entre o Escritório de Assistência Técnica dos Estados Unidos e várias entidades interessadas em aplicar os elementos desse programa através da Unidade de Informação Financeira (UIF).

A UIF tem por missão recolher, explorar, processar e difundir, para as autoridades competentes, informações financeiras que lhe forem apresentadas.

Criada em 2008, no âmbito das suas funções, a UIF “pode desenvolver ações de divulgação e educação do público em geral sobre temáticas relacionadas com o combate a ações de crime organizado, estabelecendo dados fiáveis para o tratamento de informações recebidas e prestadas”.

-0- PANA CS/DD 06mar2017