Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde e Angola reforçam cooperação na área da Defesa

Praia, cabo Verde (PANA) - Uma delegação do Ministério da Defesa de Angola, chefiada pelo titular da pasta, Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem, está desde domingo na cidade da Praia para assinar um acordo de cooperação entre os dois países na área da Defesa, apurou a PANA na capital cabo-verdiana de fonte oficial.

Integram a comitiva, vários generais, altos oficiais das Forças Armadas Angolana (FAA) e quadros seniores do Minstério da Defesa e seus altos funcionários, entre os quais o diretor nacional de Relações Internacionais, José Luís Caetano Higino de Sousa “Zé Grande”.

Este último esteve em Cabo Verde, de 22 a 26 de setembro passado, à frente de uma outra comitiva que preparou e harmonizou o projeto de Acordo a ser rubricado.

Durante a sua visita de trabalho de quatro dias a Cabo Verde, o ministro Cândido Van-Dúnem vai abordar com o seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Tolentino, vários aspetos ligados ao reforço da cooperação entre os dois países.

O processo de reabilitação do quartel militar “Jaime Mota”, situado no centro histórico da cidade da Praia, vai ser um dos temas em agenda da visita do ministro angolano da Defesa a Cabo Verde.

O Governo cabo-verdiano solicitou o apoio de Angola, com base na cooperação no domínio militar existente entre os dois países, e as autoridades angolanas responderam positivamente ao pedido para financiar o projeto, em montante que não foi divulgado.

O quartel Jaime Mota é a mais antiga instalação militar da capital cabo-verdiana, construída no período colonial.

O edifício, considerado um ex-libris da capital cabo-verdiana, foi durante os primeiros anos da independência de Cabo Verde a sede das então Forças Armadas Revolucionárias do Povo (FARP) que tinham na sua base combatentes cabo-verdianos que participaram nas matas da Guiné-Bissau na luta armada contra o regime colonial português pela independência desses dois países.

Com o surgimento de novas instalações militares nos arredores da Praia, o quartel Jaime Mota perdeu o protagonismo que teve nos primeiros anos de independência, chegando-se até a aventar a possibilidade da sua transformação numa unidade hoteleira de luxo no centro histórico da cidade da Praia (Platô).

Angola e Cabo Verde mantêm relações de cooperação, consideradas por ambas as partes como “excelentes”, no quadro bilateral e a nível da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), abrangendo as áreas político-diplomática, defesa e segurança, transportes, educação, saúde, agricultura, pescas, petróleos, entre outros sectores

-0- PANA CS/IZ 02dez2013.