Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde cria site na Internet para seguimento do surto da dengue

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Núcleo Operacional da Sociedade da Informação (NOSI) de Cabo Verde desenvolveu um sistema informatizado de registo das ocorrências e suspeitas de casos da dengue, doença que está afectar, pela primeira vez, várias ilhas do arquipélago, apurou a PANA sexta-feira, na cidade da Praia.
O referido site já disponível na Internet com o endereço www.
dengue.
cv foi apresentado quinta-feira ao primeiro-ministro José Maria Neves que o considerou como mais um exemplo do trabalho "grandioso que se está a fazer no domínio da governação electrónica e da sociedade de informação".
O site permite ao usuário consultar os dados que vão sendo introduzidos tão logo quanto sejam registadas as ocorrências nos vários centros e serviços de saúde do país.
Falando aos jornalistas que o acompanharam na visita à sede da NOSI, o primeiro-ministro assegurou que, no que toca ainda ao combate à dengue, tudo está a ser feito, da parte do Governo e dos serviços de Saúde para controlar a epidemia tão logo quanto possível eliminar os focos da doença.
O chefe do Governo cabo-verdiano garantiu que tanto a dengue como as outras epidemias (gripe A e paludismo), que surgiram nos últimos dois meses em Cabo Verde, estão "sob controlo".
Embora tenha admitido que a situação é "complexa", com a ocorrência de várias dezenas de casos nas ilhas do sul do arquipélago, sobretudo na de Santiago, José Maria Neves negou que existam mais de três mil e 300 casos confirmados de dengue.
Segundo o primeiro-ministro, este número divulgado, segunda-feira, pelo Ministério da Saúde, diz respeito a casos suspeitos e que ainda não foram confirmados, uma vez que as amostras recolhidas nas pessoas afectadas são enviadas para análise no Instituto Pasteur de Dakar (Senegal) por ausência dum laboratório com essa capacidade no país.
José Maria Neves não precisou, porém, os números de casos já existentes, mas garantiu não haver, até agora, conhecimento de casos mortais.
O primeiro-ministro cabo-verdiano garantiu ainda que o seu Governo está a fazer todos os esforços para prevenir e combater a doença, quer através da Comissão Interministerial entretanto criada quer de programas de sensibilização das populações, contando, para tal, com o apoio das 22 câmaras municipais do país.