Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde cria primeira reserva da biosfera na ilha do Maio

Praia, Cabo Verde (PANA) - A primeira reserva da biosfera em Cabo Verde, destinada a potenciar a conservação da biodiversidade no arquipélago, vai situar-se na ilha do Maio, que reúne melhores condições naturais para o efeito, apurou a PANA terça-feira de fonte autorizada.

Em declarações à agência cabo-verdiana de notícias (Inforrpress), o diretor-geral do Ambiente, Moisés Borges, precisou que a criação de reservas da biosfera resulta de uma recomendação da UNESCO que impele os países para a organização desses espaços de conservação natural, na perspetiva de mais uma metodologia de gestão do território.

“Fizemos um estudo diagnóstico para três ilhas, designadamente, Sal, Boa Vista e Maio, que consideramos terem as melhores condições para avançar com o projeto da biosfera, e decidimos arrancar primeiro nesta última” esclareceu.

Moisés Borges considera que, embora essa ilha reúna as melhores condições naturais de conservação da natureza para a implementação desse projeto, não se descarta, no entanto, a possibilidade de se criar outras reservas noutras latitudes.

Segundo ele, tal iria potenciar a conservação da biodiversidade no sentido de se ter mais um instrumento de atratividade turística no arquipélago, sendo a biosfera as condições ambientais em que se processa a vida animal e vegetal na terra.

Trata-se da camada do globo terrestre habitada pelos seres vivos em estrita combinação com o solo, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos, que fornecem condições necessárias para o desenvolvimento da vida.

A reserva da biosfera faz parte dos ambientes da Terra que se relacionam entre si, isto é, interdependentes, pois, a modificação de um deles provoca alteração nos demais e no conjunto.

A biodiversidade é também uma das propriedades fundamentais da natureza por ser responsável pelo equilíbrio e pela estabilidade dos ecossistemas, sendo ainda fonte de imenso potencial económico por ser a base das atividades agrícolas e pecuárias.

É também a base das atividades pesqueiras, florestais e da indústria da biotecnologia, ou seja, do fabrico de remédios, cosméticos, enzimas industriais, hormónios e sementes agrícolas.

Isto significa que a biodiversidade possui, além do seu valor intrínseco, valor ecológico, genético, social, económico, científico, educacional, cultural, recreativo e outros.

-0- PANA CS/IZ 13maio2014