Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde condena ataque terrorista no Burkina Faso

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo de Cabo Verde condenou, domingo, “veementemente” o ataque terrorista perpetrado sábado pela Al Qaeda do Magrebe no Burkina Faso, provocando 29 mortes e um número considerável de feridos numa unidade hoteleira e num restaurante de Ougadougou, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte oficial.

Numa nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o Governo cabo-verdiano sublinha que se trata de um “ataque hediondo” que acontece precisamente no momento em que esse “país irmão” se reergue depois de uma longa crise política e após ter realizado com êxito as eleições gerais no país.

O Executivo cabo-verdiano considera este ataque terrorista, “o qual é dirigido, sobretudo contra a liberdade, o Estado de Direito, a paz e a estabilidade, mais uma evidência de que nenhum país está imune do terrorismo, pelo que é necessário juntar esforços para combatê-lo de forma eficaz e em todas as frentes”.

O Governo de Cabo Verde saúda ainda as medidas prontamente tomadas pelo Presidente Roch Marc Christian Kaboré e reafirma o seu firme compromisso de continuar a trabalhar com toda a comunidade internacional na procura da melhor forma de fazer frente a essa terrível ameaça que põe em causa a paz e a estabilidade global.

“Nesta hora difícl, o Governo de Cabo Verde reafirma ainda a sua total solidariedade para com o Governo e o povo irmão de Burkina Faso e expressa o seu mais profundo pesar e sentidas condolências às famílias enlutadas, desejando rápido restabelecimento aos feridos”, conclui a nota.

-0- PANA CS/IZ 18jan2016