Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde como primeiro país de África a vacinar 70% da população contra covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde vai ser o primeiro país africano a atingir a meta dos 70 por cento da população vacinada contra a covid-19, se mantiver a atual dinâmica de vacinação, prognosticou o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva. 

O Governo cabo-verdiano estabeleceu a meta de vacinar contra a covid-19 pelo menos 70 por cento da população adulta antes do final do ano, num processo que está mais atrasado na ilha de Santiago, com uma taxa inferior aos cerca de 43 por cento a nível nacional.

No entanto, após uma visita de dois dias a postos de vacinação de Santa Catarina, São Salvador do Mundo e São Lourenço dos Órgãos, no interior da ilha da maior e mais populosa ilha do arquipélago, Ulisses Correia e Silva mostrou-se confiante em alcançar a meta e fazer com que Cabo Verde se torne num dos primeiros países africanos a superar esses níveis.

O primeiro-ministro observou  que a procura pela vacinação tem aumentado nos seis concelhos a norte de Santiago, sobretudo dos jovens. "Uma grande mudança, em pouco tempo", considerou.

"A consciência cidadã é mais importante neste momento. Reconhecer na vacina um contributo à família, para nós mesmos, para a comunidade e o país", apelou Ulisses Correia e Silva.

Depois de Santiago Norte, o primeiro-ministro vai visitar Santiago Sul, que alberga os concelhos da Praia, São Domingos e Ribeira Grande de Santiago, para reforçar a mensagem para vacinação contra a covid-19.

Para incentivar a adesão da população à campanha de vacinação contra a covid-19, o Governo lançou na semana passada o "certificado covid", que os clientes vão ser obrigados a apresentar nos restaurantes e bares, a partir de setembro e nas discotecas, que reabrem em 01 de outubro.

O certificado, em formato digital ou papel, é a replicação integral do modelo utilizado pelos países da União Europeia, confirmando um teste (PCR ou antigénio) com resultado negativo à covid-19, a recuperação da doença ou de pelo menos a primeira dose de uma vacina reconhecida pelas autoridades de saúde cabo-verdianas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o país já aplicou 173.019 das cerca de 409 mil doses de vacinas, o que representa 42,9 por cento das porções já recebidas pelo país.

Até agora, 155.419 pessoas já tomaram a 1.ª dose (42%), tendo três concelhos já atingido os 70% de vacinação, designadamente Ribeira Grande (77,9%), Paul (77,3) e Tarrafal de São Nicolau (74,8%).

-0- PANA CS/IZ 07ago2021