Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde com taxa de positividade de covid-19 de 7,4 por cento, diz Governo

Praia, Cabo Verde (PANA) - O diretor nacional da Saúde de Cabo Verde, Jorge Barreto, informou, segunda-feira, na cidade da Praia, que, nos últimos 14 dias, a taxa de positividade do coronavírus aumentou de sete para 7,4 por cento, devido ao aumento do número de casos positivos  nalgumas ilhas.

Ao fazer o balanco da evolução da pandemia no arquipélago, nas duas ultimas semanas, Jorge Barreto explicou que a situação é de alguma estabilidade a nível nacional, mas bastante variável entre as ilhas, que "estão em momentos epidemiológicos diferentes."

Destacou também que, na última semana, os óbitos provocados pela covid-19 (coronavirus) concerniram a pessoas idosas, com idade acima dos 80 anos, e alguns com mais de 90 anos de idade.

Segundo dados apresentados pelo diretor nacional da Saúde, de 22 de fevereiro a 7 de março corrente, foram analisadas nove mil  712 amostras, o que representa uma média de 694 por dia, entre testes PCR e testes de antigénio.

Foram identificados 720 novos casos positivos,  ou seja, uma média 51 por dia e uma taxa de positividade de 7,4 por cento.

De 8 a 21 de fevereiro último, foram analisadas oito mil 953 amostras, representando uma média de 640 por dia.

Neste período foram identificados 604 casos novos, ou seja, uma média de 47 por dia e uma taxa de positividade de sete por cento.

“Houve um ligeiro aumento em relação a taxa de positividade, mas, provavelmente derivado da situação que temos na ilha de São Nicolau e também dos casos identificados tanto no concelho do Sal e da Boa Vista, embora, no concelho da Praia, estejamos a ter notificações de casos”, disse Jorge Barreto.

Frisou que, em relação à semana de 22 a 28 do mês passado, comparativamente com a última semana, de 1 a 7 de março corrente, o número de casos parece ter diminuído “ligeiramente”.

Revelou que, a nível nacional, a taxa de incidência está em 128 por 100 mil habitantes.

No entanto, há cinco concelhos com a taxa de incidência inferior a 25 por 100 mil, 11 com a taxa entre 25 e 150 por 100 mil e seis com a taxa superior a 150 por 100 mil habitantes, informou.

No que se refere a vitimas mortais, o diretor nacional da Saúde informou que, desde 01 de março corrente, foram notificados sete óbitos pela covid-19, enquanto, durante todo o mês de fevereiro ultimo, foram notificados 13 óbitos.

“Temos estado a verificar, sobretudo nesta última semana, ocorrências de óbitos essencialmente em pessoas bastante idosas, com idade acima dos 80 anos, algumas com mais de 90 anos. A situação ainda é de alguma estabilidade a nível nacional, mas, bastante variável entre as ilhas que estão em momentos epidemiológicos diferentes”, explicou.

De acordo o boletim epidemiológico, distribuído, segunda-feira última pelo Ministério da Saúde, nas ultimas 24 horas, foram assinaladas mais 24 novas infeções pela covid-19.

Destes 24 casos, quatro foram detetados na Praia, ao passo que São Miguel, Ribeira Grande de Santo Antão, São Vicente, Ribeira Brava e Maio  diagnosticaram um cada.

Sal, Tarrafal de São Nicolau e Boa Vista têm cinco novos casos cada.

Há ainda o registo de 93 curados, precisamente na Praia com 47, São Domingos um, Santa Catarina três, São Salvador do Mundo dois, São Miguel três,  Santa Cruz dois, Paul um, São Vicente nove, Sal quatro, Ribeira Brava um e Boa Vista 20.

O país passa a contabilizar 506 casos ativos, 15 mil 133 curados, 154 óbitos e oito doentes transferidos, perfazendo um total de 15mil 806 casos positivos acumulados, desde 19 de março do ano transato, quando foi diagnosticado o primeiro doente infetado com o novo coronavírus no arquipélago.

-0- PANA CS/DD 09mar2021