Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde com mais três novos casos positivos de Covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) -  Cabo Verde registou, segunda-feira, mais três casos positivos de Covid-19, sendo dois no Concelho da Praia e um na ilha Boa Vista, o que fez subir para 109 o número de infetados por esta doença no país, apurou a PANA.

Segundo um comunicado do ministério da Saúde, dos exames realizados, domingo último, dia 26 de abril, no laboratório de virologia na capital cabo-verdiana, além de quatro casos positivos (três novos e um paciente que se mantém positivo), 89 das amostras deram resultados negativos, das quais 83 da Boa Vista, quatro da Praia e duas de São Miguel.

Na habitual conferência de imprensa de balanço da evolução da epidemia no país, o diretor dos Serviços de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Barreto, revelou que existem 441 pessoas em quarentena obrigatória em Cabo Verde, sendo que a cidade da Praia alberga o maior número, com 305.

No Tarrafal de Santiago existem 54 pessoas no confinamento obrigatório, sendo que Santa Cruz/Órgãos tem 33, São Filipe, cino, São Domingos, 36, São Vicente, sete, e São Nicolau, um, de acordo com o responsável.

Dos infetados, referiu Jorge Barreto, 75 por cento são assintomáticos e 25 por cento apresentam sintomas moderados.

Neste momento, há no país 104 pessoas internadas com a Covid-19, sendo 53 na cidade da Praia, duas no Tarrafal de Santiago, uma em São Vicente e 52 na Boa Vista.

Na lista dos infetados pelo novo coronavírus em Cabo Verde, figuram dois profissionais de saúde, designadamente dois médicos do Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia.

Entretanto, dois casos positivos da doença são agora reportados como recuperados, sendo um deles o Cabo-verdiano que regressou da Europa, a 18 de março último, onde contraiu a Covid-19, sendo também o primeiro a ter alta hospitalar.

O segundo recuperado é o técnico de manutenção do hotel na Boa Vista, onde foi detetado o primeiro caso positivo de Covid-19, na pessoa de um turista inglês, de 62 anos de idade, que é também, até ao momento, a única vitima mortal da doença no arquipélago cabo-verdiano.    

Ao fim de 40 dias do surgimento do primeiro caso de Covid-19 no país, Cabo Verde regista 109 casos positivos, com a ilha de Santiago a registar o maior número de indoiseções (56), sendo 53 na cidade da Praia, dois no município de Tarrafal de Santiago e um em São Domingos.

Boa Vista (52) e São Vicente (1) são os restantes territórios onde foram assinalados casos positivos de Covid-19.

-0- PANA CS/DD 27abril2020