Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde com mais dois mortos associados à covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - Autoridades sanitárias cabo-verdianas anunciaram, sexta-feira, mais dois óbitos associados à covid-19, o que aumenta para 171 o total de vitimas mortais que a pandemia já causou no arquipélago, apurou a PANA de fonte oficial.

Em comunicado, o Ministério da Saúde deu ainda a conhecer que, nas últimas 24 horas, foram diagnosticados mais 130 infetados pelo novo coronavírus, elevando a 17 mil 717 o total, desde o início da pandemia no país, a 19 de março de 2020.

Segundo a mesma fonte, os laboratórios de virologia do arquipélago processaram mil 61 amostras desde quinta-feira última, um dos valores diários mais elevados desde o início da pandemia, com o concelho da Praia, principal foco  no país a confirmar mais 68 infetados (em 332 amostras), contando agora com 585 casos ativos, além de um óbito por complicações associadas à doença.

Ainda na ilha de Santiago foram confirmados casos nos concelhos de Santa Catarina (dois), São Salvador do Mundo (dois) e São Domingos (um).

Conforme os dados da sexta-feira do Ministério da Saúde, na ilha do Sal, novo foco da pandemia no arquipélago, foram assinalados mais 28 infetados (em 293 amostras) nas últimas 24 horas, passando a ter 227 casos ativos.

Foram ainda registados casos de covid-19 nas ilhas de São Vicente (14), Boa Vista (11) e um morto, e em Santo Antão (quatro).

Nas últimas 24 horas, foram dados como recuperados da doença 58 pacientes, subindo para 16 mil 398 o numero de infetados considerados curados da doença.

O arquipélago registava, até sexta-feira última,  mil 135 casos ativos de infeção, enquanto dois infetados, todos estrangeiros, foram transferidos para seus países de origem.

Devido ao aumento do número de casos na última semana, sobretudo na Praia, o Governo cabo-verdiano anunciou um reforço, a partir de sexta-feira última, da fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção para travar a transmissão da covid-19, alertando nomeadamente para aglomerações nas praias, festas privadas e o desrespeito do uso de máscaras faciais.

-0- PANA CS/DD 03abr2021