Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde com mais 32 casos positivos de covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Ministério da Saúde de Cabo Verde revelou, segunda-feira, o registo de mais 32 casos positivos e mais 49 recuperados da covid-19, apurou a PANA de fonte oficial.

Conforme as autoridades de saúde, com estes dados mais recentes, resultantes de um total de 131 amostras processadas nos laboratórios da virologia do Estado, Cabo Verde passa a contabilizar três mil 884 casos positivos acumulados, dois mil 916 doentes recuperados, 40 vítimas mortais, enquanto dois estrangeiros infetados foram transferidos para o seu país de origem.

Segundo o boletim epidemiológico de segunda-feira, 25  novos casos foram registados na ilha do Fogo, que, três semanas depois do primeiro caso, passa a constituir um outro foco da doença no país, ao somar, em cerca de três semanas, 55 casos positivos, dos quais 47 no concelho dos Mosteiros (Relva, Corvo e Achada Grande) e oito no concelho de São Filipe (Santa Filomena e Cruz Vermelha).

Isto sem contar com a morte de um homem, que foi o primeiro óbito provocado pela covid-19 na ilha.

Os restantes casos positivos revelados aconteceram nos concelhos da Praia (quatro), Santa Catarina (dois), Santa Cruz (um), todos da ilha de Santiago.

De acordo ainda com o comunicado, os 49 recuperados foram registados na Praia (34), Santa Catarina (cinco), São Miguel (dois), São Domingos (dois), Tarrafal (um), São Filipe (três) e Mosteiros (dois).

Entretanto, o diretor Nacional da Saúde, Artur Correia informou que Cabo Verde conta, neste momento, com três pessoas em estado crítico por causa da covid-19, estando todos a receber o tratamento médico em diferentes hospitais do País.

Segundo a Inforpress, Artur Correia, que falava na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da covid-19 no país, especificou que os doentes em estado crítico são uma idosa de 82, internada no Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, uma pessoa de 63 anos sob cuidados do Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, e uma com idade superior aos 70 anos, no Hospital São Francisco de Assis, na ilha do Fogo.

-0- PANA CS/DD 01set2020