Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde com 60 óbitos em mais de seis mil casos da covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde registou quarta-feira a 60ª vítima mortal do novo coronavírus e 124 novos casos positivos, elevando o total acumulado para 6.024 infeções, desde 19 de março, apurou a PANA na capital cabo-verdiana de fonte oficial.

De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o óbito ocorreu no concelho de São Miguel, no interior da ilha de Santiago, e trata-se de uma pessoa de 60 anos.

Em comunicado, o Ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 545 novas amostras que deram 72 resultados positivos, no concelho da Praia, capital do país e principal foco da pandemia, em Cabo Verde.

Ainda na ilha de Santiago foram registados novos casos positivos de covid-19 nos concelhos de Santa Catarina (14), Ribeira Grande (08), São Lourenço de Órgãos (06), São Domingos (04), Tarrafal (04), Santa Cruz (03) e São Miguel (02).

Foram igualmente diagnosticados novos casos positivos da doença, nas ilhas do Sal (08), Santo Antão (02) e São Vicente (01).

Nas últimas 24 horas, foram dados como recuperados da doença 49 casos, aumentando para 5.277 o número de recuperados, em todo o arquipélago.

Cabo Verde passa a contar com 685 casos ativos da doença, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.

Entretanto, o ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, anunciou, terça-feira, que, a partir da próxima semana, o país passará a contar com mais um laboratório de virologia que será instalado na cidade da Praia.

“Em Cabo Verde, teremos seis laboratórios e seis meses atrás não tínhamos nenhum, isso mostra um esforço enorme que está sendo realizado”, destacou.

Segundo o governante o país está a realizar mais de três mil testes por semana, “num esforço económico elevado”, apontando um valor superior a 100 mil contos (cerca 990 mil euros)

-0- PANA CS/IZ 01out2020