Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde com 371 casos de covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde registou sábado mais nove casos positivos do novo coronavírus (covid-19), todos na Cidade da Praia, contabilizando 371 casos infeções acumuladas das quais 142 recuperações, apurou a PANA de fonte oficial.

De acordo com um comunicado do Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS), foram analisadas 85 amostras, na sexta-feira, sendo 64 do concelho da Praia com nove resultados positivos e 55 negativos, dos quais 12 referentes a doentes em seguimento.

No concelho de Tarrafal de Santiago foram analisadas quatro amostras todas negativas, sendo uma referente a um doente em seguimento, enquanto outras 11 estão pendentes.

Os mesmos dados revelam que Praia registou mais 11 casos recuperados, passando o número total de pessoas nestas condições, na capital, para 84 e mais uma no Tarrafal de Santiago.

Ainda na cidade da Praia, foram realizados seis exames de controlo de doentes em seguimento, cujos resultados se mantiveram.

A nível nacional, Cabo Verde contabiliza neste momento 371 casos acumulados da covid-19, dos quais 142 recuperados e três óbitos.

A mesma fonte comunica que os doentes com infeção ativa continuam em isolamento e com “evolução favorável”, com exceção de um que se encontra “em estado grave”.

Entretanto, as autoridades cabo-verdianas apelam às pessoas para ficarem em casa e que se submetam aos testes rápidos de despistagem gratuita nos bairros, tomando os devidos cuidados para evitar a propagação da covid-19.

Tendas instaladas nos bairros da cidade da Praia estão a permitir a realização de testes rápidos em massa à presença do novo coronavírus na comunidade, para alívio da população, confrontada com o foco da pandemia, na capital cabo-verdiana.

De acordo com dados de sexta-feira da Direção Nacional de Saúde, Cabo Verde já fez cerca de 2.200 testes rápidos de pesquisa de anticorpos do novo coronavírus este mês, na Praia.

“Os dados são muito encorajadores. Não temos encontrado muitos positivos e esses testes têm servido também para fazer uma triagem de todos os casos positivos, que serão reconfirmados com teste PCR”, adiantou o diretor nacional de Saúde, Artur Correia.

-0- PANA CS/IZ 24maio2020