Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde capacita técnicos em inseminação artificial em bovinos e caprinos

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Ministério de Desenvolvimento Rural (MDR) de Cabo Verde inicia, esta segunda-feira, um ação de formação sobre Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em bovinos e caprinos, apurou a PANA na cidade da Praia da instituição.

A IATF é considerada uma potente ferramenta no melhoramento genético animal por aglomerar o maior número de inseminações e partos em um determinado período de tempo.

Esta ação, segundo uma nota do MDR, enquadra-se nas estratégias do Governo para o desenvolvimento do setor pecuário no arquipélago, um setor que, combinado com a produção vegetal, representa um importante meio de receita da população cabo-verdiana.

Para além da formação dos técnicos em inseminação artificial, as autoridades ligadas ao setor pecuário têm vindo a investir também na melhoria da raça dos efetivos, através de importação de animais de outras latitudes que têm maior capacidade de produção de leite e carne.

O Governo tem trabalhado também na melhoria da produção de pastos e na facilidade no acesso ao crédito por parte dos criadores, muitos dos quais pertencem a famílias do mundo rural que têm nesta atividade a sua principal fonte de rendimento.

Esta formação, que decorrerá nas instalações do posto pecuário de São Jorge dos Órgãos e nas instalações da Escola de Ciências Agrícolas e Ambientais da Universidade de Cabo Verde (Uni – CV), vai ser implementada com a assistência técnica da FAO.

-0- PANA CS/IZ 11nov2013