Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde avança na implementação do Parque tecnológico

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo de Cabo Verde deu mais um passo na construção do Parque Tecnológico na cidade da Praia, com a criação, esta semana, de um comité de fiscalização e implementação deste projeto de 35,9 milhões de euros, destinado a fazer do arquipélago um Centro Internacional de Negócios,.

A PANA apurou sexta-feira de fonte oficial na capital cabo-verdiana, O Parque Tecnológico, financiado em grande parte (31,5 milhões de euros) pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), entrou na segunda fase de construção, em setembro de 2013.

Esta fase arrancou com o início da edificação da estrutura física que ocupa uma área de 15 hectares, junto à estrada do aeroporto da cidade da Praia, obra cuja conclusão está prevista para fins de 2015.

O projeto visa dotar Cabo Verde com um espaço de referência mundial no quadro das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e um centro internacional de prestação de serviços, para potenciar o desenvolvimento, visibilidade e comercialização de serviços de e-gov, e-educação e financeiros.

O Parque Tecnológico propõe-se também fomentar um clima de inovação e empreendedorismo tecnológico e concretizar parcerias com atores internacionais de referência no setor.

Iniciado há cinco anos, este projeto, para além do Centro Internacional de Negócios, vai também congregar outros polos, como os centros de dados, de Incubação de Empresas e de Formação e Qualificação, tudo com o objetivo de desenvolver o "cluster" das TIC no arquipélago.

Para o efeito, o espaço irá contar com várias valências, entre elas uma sala multiusos, um centro de congressos, espaços para a incubação de empresas, salas para formação e qualificação e serviços comuns, como os de restauração, hotelaria e áreas de lazer e de desporto, além dos escritórios.

A constituição do comité, que integra representantes de vários ministérios e instituições públicas e privadas, foi decidida na sequência de uma reunião do Primeiro-Ministro, José Maria Neves, com o Conselho Coordenador do Parque Tecnológico que concluiu pela necessidade da constituição de uma entidade para supervisionar e assegurar a implementação do projeto.

-0- PANA CS/IZ 19abril2014