Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde aumenta tarifa nos transportes coletivos urbanos

Praia, Cabo Verde (PANA) - O preço dos bilhetes nos transportes coletivos urbanos de passageiros (TCUP) em Cabo Verde aumentou esta segunda-feira de 35 escudos (cerca de 0,31 euros) para 37 escudos (cerca de 0,33 euros), apurou a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

Segundo a Agência de Regulação Económica (ARE), o órgão que estabelece a tarifas a serem paga pelos passageiros, o novo preço foi fixado com base no Regulamento que estabelece a Metodologia de Cálculo Tarifário do setor dos Transportes Coletivos Urbanos de Passageiros.

O valor inclui a soma da tarifa de 36,18 escudos e de 0,81 escudos referentes ao Imposto de Valor Acrescentado (IVA).

A ARE anunciou que, no decorrer de 2010, elaborou, “com o apoio de consultores internacionais", uma nova metodologia de cálculo tarifário, com vista a introduzir maior objetividade e consistência no processo de fixação das tarifas dos TCUP.

A reguladora explica que decidiu atualizar o preço do bilhete de 35 para 37 escudos, "após o cruzamento dos dados do estudo com informações obtidas no terreno”.

A ARE considera ainda que "o valor ora fixado tem uma componente que permite a recuperação do deficit para além da parte correspondente à comparticipação dos utentes no processo de regulação do setor".

A tarifa dos TCUP em Cabo Verde é atualizada numa base anual, e, neste sentido, esta nova tarifa irá vigorar até meados de março de 2012.

-0- PANA CS/IZ 14março2011