Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde atualiza Plano Nacional de Busca e Salvamento

Praia, Cabo Verde (PANA) – A cidade cabo-verdiana do Mindelo acolhe, esta segunda-feira, uma reunião para a revisão e atualização do Plano Nacional de Busca e Salvamento e análise do mecanismo de financiamento do sistema no arquipélago, apurou a PANA de fonte segura.

Este é um dos pontos da agenda da segunda reunião da Comissão Nacional de Coordenação de Busca e Salvamento (CNCSAR) que vai, igualmente, avaliar a importância do Sistema de Monitorização Marítima via satélite (VMS) , as estações costeiras e os equipamentos ligados ao setor das pescas.

De acordo com uma fonte da Agência de Aviação Civil (AAC), com a realização deste encontro, que reúne entidades públicas e privadas ligadas ao setor, pretende-se reestruturar todo o sistema do Plano Nacional de Busca e Salvamento (SAR), de forma a torná-lo mais “eficiente e eficaz”.

A mesma fonte esclareceu que os serviços do SAR podem ser estabelecidos a nível nacional e regional e incorporam um sistema de agências interligadas e uma comissão estabelecida para coordenar os esforços de todas e fornecer ao Governo a potencialidade das mesmas.

Integram a comissão representantes das Forças Armadas, dos Aeroportos e Segurança Aérea de Cabo Verde (ASA), da Polícia Nacional, do Serviço Nacional de Protecção Civil, da Guarda Costeira, da administração marítima e representantes do setor dos transportes, da saúde, entre outros.

A criação da CNCSAR resulta do facto de Cabo Verde ser signatário da Convenção para a Salvaguarda da Vida no Mar, da Convenção Internacional sobre a Busca e Salvamento Marítimo e da Convenção Internacional de Aviação Civil, normativas que regulam este setor.

Esta comissão tem por objetivo garantir um fórum de suporte para a coordenação de matérias administrativas e operacionais, promover as relações com outras organizações nacionais e internacionais envolvidas em serviços de emergências.

Além disso, constam também das suas responsabilidades promover e reforçar a cooperação entre as autoridades civis e militares no sentido de uma maior eficácia, mas também servir de base para a troca de informação e desenvolvimento de políticas de interesse comum para o programa.

-0- PANA CS/IZ 22junho2015