Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde atinge 230 casos de covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde anunciou esta sexta-feira mais 12 novos casos de covid-19, na cidade da Praia, elevando para 230 o total acumulado no país, apurou a PANA de fonte oficial.

Em sentido contrário, o número de doentes recuperados subiu de 38, contabilizados no balanço de quinta-feira, para 44, dos quais sete na Praia e 34 na Boa Vista.

Um comunicado do Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS) refere que o Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública processou, nas últimas 24 horas, 95 amostras, 79 das quais da cidade da Praia, que tem agora o total acumulado de 168 infetados, todos internados. 

As restantes 61 amostras testadas apresentaram resultados negativos, sendo quatro do concelho de São Filipe, na ilha do Fogo; dois do concelho de Tarrafal de Santiago; dois da ilha de São Vicente.

Já nas 14 amostras da ilha da Boa Vista que estavam pendentes, e que correspondem a exames de controlo e seguimento de doentes que estão em espaços de isolamento, 13 tiveram resultado negativo.

Cabo Verde regista 230 casos acumulados de covid-19, desde 19 de março, distribuídos pelas ilhas de Santiago (171), Boa Vista (56) e São Vicente (03, todos recuperados).

Em todo o país, duas pessoas acabaram por morrer, na Praia e na Boa Vista, e dois turistas estrangeiros, também infetados, regressaram aos países de origem, totalizando por isso 188 casos ativos em Cabo Verde.

O Governo cabo-verdiano anunciou que, na próxima semana, vai divulgar a calendarização da saída progressiva e controlada do Estado de Emergência e das medidas que vão passar a vigorar, para controlar a pandemia da covid-19.

O primeiro Estado de Emergência, em Cabo Verde, que abrangeu todo o país, entrou em vigor em 29 de março, obrigando ao dever geral de recolhimento e ao encerramento de empresas, entre outras medidas.

Depois de renovado, em 18 de abril, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, reconduziu-o uma segunda vez, com início em 03 de maio, prolongando-se até às 24:00 do dia 14 de maio.

Nesta segunda renovação, a medida abrangeu apenas Santiago (Praia) e Boa Vista, as ilhas que concentram os casos ativos de covid-19. no país.

-0- PANA 08maio2020