Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde assinala pela primeira vez Dia da Defesa Nacional

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Cabo Verde comemorou sábado, pela primeira vez, o Dia da Defesa Nacional, efeméride instituída pelo Conselho de Ministros, a 28 de Outubro último, para assinalar a data em que, no ano passado, o país se mobilizou para combater a grave epidemia da dengue que então grassava no arquipélago.
Pela primeira vez na sua história, Cabo Verde registou, a partir de finais de Setembro passado, uma epidemia de dengue que afetou perto de 30 mil pessoas e provocou seis mortos, número tido como reduzido graças à forma eficaz como ela foi combatida.
A epidemia foi então considerada um grave problema de saúde pública que poderia afetar seriamente o estado sanitário e a segurança das populações bem como os interesses económicos do país.
Para fazer face ao seu alastramento, as autoridades sanitárias contaram com a colaboração da população em geral e de várias instituições nacionais e estrangeiros, com realce para as Forças Armadas do arquipélago.
Segundo uma nota oficial, a compreensão, a adesão e o empenhamento dos Cabo- verdianos nesse dia "configurou de forma evidente o que estabelece a Constituição da República" em matéria de defesa nacional.
No seu artigo 246º, o texto fundamental de Cabo Verde define a Defesa Nacional como sendo "a disposição, integração e acção coordenadas de todas as energias e forças morais e materiais da Nação face a qualquer forma de ameaça ou agressão" para garantir, de modo permanente a unidade, a soberania, a integridade territorial e a independência de Cabo Verde.
"É necessário continuar a sensibilizar, promover e garantir o engajamento dos Cabo-verdianos nas questões de Defesa Nacional e na assunção dos deveres e responsabilidades do cidadão para com o coletivo", sublinha a fonte.
Deste modo, a instituição de um Dia da Defesa Nacional "apresenta-se como mais um elemento para potencializar essa tomada de consciência individual e coletiva dos deveres dos cidadãos nos esforços de defesa nacional".
O Governo pretende, com a instauração desse dia, construir e reforçar a consciência cívica cabo-verdiana, através da divulgação, reflexão e debate de temas pertinentes, para a problemática da segurança e defesa nacional e para a função das Forças Armadas.
Com a institucionalização desta data pretende-se também fomentar o estudo e a investigação das grandes questões nacionais e internacionais com incidência no domínio da segurança e defesa nacional e das Forças Armadas.
A institucionalização do Dia da Defesa Nacional tem, igualmente, o propósito de reforçar o elo entre as instituições de defesa e a sociedade civil e promover a cidadania, os valores éticos e o culto do patriotismo.
Para celebrar o dia, foi programado um vasto leque de atividades nas cidades da Praia, Mindelo e Espargos, nomeadamente, iniciativas em estabelecimentos de ensino secundário, palestras, campanhas antivetor da dengue, patrulhas, demonstração da técnica em unidades militares, realização de slide e embarque em meios navais militares por parte dos cidadãos civis, divulgação de informações diversas, entre outros.
Essas atividades foram promovidas conjuntamente pelos Ministérios da Defesa Nacional, da Educação e da Saúde.