Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde apresenta melhores práticas das TIC no Burkina Faso

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi) representa Cabo Verde no fórum panafricano sobre as melhores práticas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a realizar-se de 16 a 18 do mês em curso em Ouagadougou (Burkina Faso), apurou a PANA quinta-feira, na cidade da Praia, junto da instituição.
O NOSi, através do seu gestor Jorge Lopes, vai apresentar neste evento, promovido pela Microsoft e pela União Europeia, várias soluções em termos de governação eletrónica já implementadas em Cabo Verde, entre as quais o Serviço Nacional de Identificação e Autenticação Civil (SNIAC).
De acordo com uma fonte desta agência para a Governação Eletrónica e Promoção da Sociedade de Informação em Cabo Verde, esta é a terceira vez que o NOSi participa neste encontro.
"Já no passado venceu o prémio da melhor prática para as TIC em África com a apresentação dos princípios pressupostos da administração eletrónica", revelou a fonte.
Eeste ano, acrescentou, vai também apresentar, para além do SNIAC, os serviços que já estão disponíveis ao nível da Casa do Cidadão como certidões online, empresa no dia, entre outros.
À margem do encontro, o NOSI vai aproveitar a oportunidade para discussões bilaterais com outros parceiros, sobre o desenvolvimento tecnológico e o financiamento dalguns projetos.
Entre eles, figura o programa Mundu Novu (Mundo Novo), lançado pelo Governo de Cabo Verde, em Março de 2009, e a ser implementado em cinco anos, com várias fases de execução.
O referido programa, a ser financiado em coparceria Governo/Parceiros de Cabo Verde, dá orientações estratégicas claras para uma mudança de paradigma de ensino, visando a introdução das TIC no sistema de ensino cabo-verdiano.
O fórum panafricano de Ouagadougou sobre as melhores práticas no domínio das TIC visa a partilha de experiências, através da apresentação de exemplos de utilização das TIC em diversos setores chave do desenvolvimento.
O objetivo do encontro é ajudar os países africanos a fornecer, com uma maior eficácia, serviços públicos de melhor qualidade e com um acesso mais fácil para os utilizadores.
O fórum visa também o reforço das capacidades dos países africanos e a sua competitividade, bem como a melhoria da transparência e da boa governação em África.