Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde anuncia 113 novos casos de covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde registou, nas últimas 24 horas, 113 novos casos de coronavírus (covid-19), elevando a 13 mil 897 o total, desde 19 de março de 2020, apurou a PANA de fonte oficial.

Ñum comunicado, o Ministério da Saúde informou que, desde quinta-feira última, foram analisadas 913 amostras nos laboratórios do país, sendo que mais da metade dos novos casos (57) foi registada na ilha de São Vicente, seguida da cidade da Praia, em Santiago, com 35 novos casos.

Estes dois maiores centros urbanos do arquipélago são atualmente os principais focos de transmissão da doença em Cabo Verde.

Também, na ilha de Santiago, autoridades de saúde diagnosticaram novos casos do vírus nos municípios da Ribeira Grande (dois), São Domingos, Santa Catarina, São Salvador do Mundo, São Miguel, Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos, todos com um cada.

Na ilha do Fogo, há oito novos casos, distribuídos pelos concelhos de Mosteiros (cinco) e São Filipe (três), enquanto Santo Antão tem  quatro novos casos, na Ribeira Grande (três) e Paul e Sal (um).

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde de Cabo Verde deram alta a mais 57 pessoas, aumentando para 13 mil 38 os casos considerados curados da doença.

O país mantém 131 óbitos, houve doentes estrangeiros transferidos para os seus países de origem, possuindo atualmente  723 casos ativos.

Entretanto, o Presidente da República cabo-verdiana, Jorge Carlos Fonseca, apelou, quinta-feira, à disponibilidade de todos contra a propagação da pandemia da covid-19, numa altura em que o número de casos no arquipélago está em máximos desde novembro último.

"Nada, mesmo nada, pode distrair-nos do primordial: o combate à covid-19", escreveu o chefe do Estado numa mensagem colocada na sua conta oficial do Facebook.

Nos dias 15 e 27 de janeiro corrente, autoridades cabo-verdianas voltaram a diagnosticar 100 novos casos de covid-19 por dia, algo que já não acontecia desde 25 de novembro último.

Contudo, também acontece numa altura em que aumentam os testes diários, que por duas vezes já ultrapassaram os mil por dia em janeiro corrente.

Além disso, só no decurso de janeiro, o arquipélago registou mais 16 mortes,  chegando a um pico de três por dia, por complicações diretamente associadas à covid-19, segundo a mesma fonte.

-0- PANA CS/DD 30jan2021