Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde acolhe seminário sobre tratado relativo ao Comércio de Armas

Praia, Cabo Verde (PANA) – Um seminário parlamentar dos países de língua portuguesa sobre a Ratificação e Implementação do Tratado sobre o Comércio de Armas (TCA) realiza-se esta segunda-feira na cidade da Praia, apurou a PANA de fonte segura.

Trata-se dum evento de dois dias que se realiza por iniciativa da organização Parlamentar para a Ação Global (PGA), que tem como propósito informar e mobilizar parlamentares em todo o mundo, para a defesa dos direitos humanos e do Estado de Direito, da democracia, da segurança humana, da indiscriminação, e igualdade de género.

Neste encontro, a decorrer nas instalações da Assembleia Nacional, participam todos os países da Comunidadae dos Países de Lingua Portuguesa (CPLP),exceto o Brasil.

Nele estão igualmente presentes o oficial de assuntos Políticos do Centro Regional das Nações Unidas para a Paz e Desarmamento na África (UNREC), Jiaming Miao, o diretor do Programa de Paz e Democracia da PGA, Peter Barcroft, e a coordenadora residente das Nações Unidas em Cabo Verde, Ulrika Richardson-Golinski.

O TCA, um tratado multilateral que tem como propósito regular o comércio internacional de armas convencionais, entrou em vigor a 24 de dezembro de 2014, com a assinatura de 130 Estados, dos quais apenas 79 o ratificaram.

Apesar de ser um dos primeiros países a assinar o tratado, Cabo Verde ainda não o homologou.

-0- PANA CS/DD 18julho2016