Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde acolhe cimeira para criação de região da Macaronésia

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Uma cimeira para a criação da região da Macaronésia, constituída pelos arquipélagos das Canárias (Espanha), dos Açores e da Madeira (Portugal) e por Cabo Verde, deverá ser organizada este ano na cidade do Mindelo, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, soube-se sábado de fonte oficial.
A proposta apresentada pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, durante uma conferência dos presidentes dos Governos das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia (UE) reunidos em Tenerife (ilhas Canárias), foi acolhida favoravelmente pelos representantes dos restantes arquipélagos.
A cimeira para a criação desta região formada pelos quatros arquipélagos atlânticos vizinhos deverá contar com as presenças dos primeiros-ministros de Cabo Verde, de Portugal e da Espanha e dos presidentes dos governos regionais das Canárias, dos Açores e da Madeira.
Em declarações à Rádio Nacional de Cabo Verde, José Maria Neves indicou que os contactos para a realização da cimeira estão avançados e que existe já um trabalho feito por Cabo Verde, como a preparação de documentação de base para fundamentar a proposta.
"Falta-nos conciliar as agendas para fixar a data da cimeira constitutiva da região da Macaronésia", disse.
Segundo o primeiro-ministro cabo-verdiano, a proposta a ser apresentada por Cabo Verde, além de mobilizar novos recursos financeiros para o país, vai ao encontro de alguns pilares da Parceria Especial de Cabo Verde com a UE, que trata da questão da integração.
José Maria Neves recordou que, no quadro da Parceria Especial, um dos pilares importantes é "a integração regional de Cabo Verde na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e no espaço da Macaronésia".
"Estamos a dar passos consistentes na inserção competitiva de Cabo Verde no espaço da CEDEAO e agora estamos a trabalhar na integração, também forte, do espaço da Macaronésia" precisou o primeiro-ministro cabo-verdiano.
A criação da Macaronésia permitirá, depois, tentar obter um estatuto de parceria especial no quadro das Regiões Ultraperiféricas da UE, permitindo a Cabo Verde o acesso a novos financiamentos para apoio ao desenvolvimento destinados às regiões ultraperiféricas da Europa Comunitária.