Agência Panafricana de Notícias

Cabo Verde acolhe 4ª edição do Miss West Africa

Praia, Cabo Verde (PANA) – Um total de 16 candidatas vão participar, no próximo sábado, na capital cabo-verdiana na 4ª edição do concurso de beleza Miss West Africa (MWA), iniciado em 2008 com o objetivo de criar modelos, futuras líderes e embaixadoras da boa vontade na sub-região oeste-africana, soube a PANA de fonte da organização do evento.

O concurso, que vai eleger a sucessora da cabo-verdiana Vanny Reis, conta com candidatas vindas da Gâmbia, Senegal, Ghana, Nigéria, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Conakry, Togo, São Tomé e Príncipe, Serra Leoa, Côte d’Ivoire, Mali, e Burkina Faso, e da diáspora oeste-africana escolhidas em Portugal, Inglaterra e Holanda.

Segundo a organização, estavam previstas inicialmente a participação de 24 candidatas, mas devido à desistência de algumas por razões pessoais, e mesmo porque muitas estão a estudar, o concurso vai ter só 16 candidatas.

A candidata vencedora terá, para além de representar o seu país, de trabalhar no campo social, visitar e promover a sub-região oeste-africana.

As candidatas da Serra Leoa venceram as duas primeiras edições do MWA, com Amina Kamara (2008) e Sireen Benjamin (2009/10), e a cabo-verdiana Vanny Reis conquistou a última edição (2011/12).

O concurso referente a 2012/2013 deveria ser realizado em dezembro passado em Freetown, mas o surto de cólera que então assolou a capital da Serra Leoa obrigou ao cancelamento do evento, que foi transferido para a Cidade da Praia.

-0- PANA CS/TON 22 mar 2013