Agência Panafricana de Notícias

CPLP e Nações Unidas assinam acordo para combate contra HIV/Sida

Lisboa- Portugal (PANA) -- A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) abriu quarta-feira, em Lisboa (Portugal), o seu III Congresso sobre HIV/Sida- ITS com a assinatura de um memorando de entendimento com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre a Sida (ONUSIDA) que formaliza a cooperação bilateral no combate ao HIV/Sida e a outras infecções de transmissão sexual (ITS).
O documento foi assinado pelo secretário executivo da CPLP, Domingos Pereira, e pelo o director do ONUSIDA, Michel Sidibé, para oficializar e fortalecer a cooperação de vários anos entre estes dois organismos, segundo a Agência Angola Press (Angop).
A sua assinatura faz parte do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde e vai implicar recursos financeiros para promover os direitos humanos dos doentes, identificar conhecimentos especializados, incentivar e apoiar iniciativas de cooperação técnica horizontal.
Vai igualmente envolver a mobilização e a promoção de apoio técnico, político e financeiro para as redes e organizações da sociedade civil, bem como a tradução, a revisão e elaboração de relatórios estratégicos em língua portuguesa.
O memorando pretende ainda mobilizar apoio técnico, político e financeiro para redes e organizações da sociedade civil, incluindo pessoas que vivem com o vírus da sida (HIV) e desenvolver canais para a troca de experiências entre os países-membros por meio da cooperação técnico-horizontal.
Segundo o secretário executivo da CPLP, Domingos Pereira, o maior compromisso é com a promoção dos direitos humanos das pessoas portadoras do HIV e com a prevenção da infecção nos referidos.
Por seu turno, o director executivo do ONUSIDA, Michel Sidibé, disse que a sua organização reforçará o papel de promotor de trocas de experiências entre os países da CPLP que compartilham não apenas o mesmo idioma, mas também "uma série de características sociais culturais que tornam a cooperação sul- sul num instrumento estratégico para a resposta à epidemia".
O III Congresso da CPLP sobre HIV/Sida-ITS decorre até 19 deste mês na presença de perto de 200 delegados e convidados incluindo o director regional da Organização Mundial de Saúde para África, o Angolano Luís Gomes Sambo.