Agência Panafricana de Notícias

CPLP consolida concertação político-diplomática com Guiné-Equatorial

Luanda, Angola (PANA) - A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) consolidou, quarta-feira, a concertação político-diplomática com a Guiné-Equatorial, soube a PANA de fonte oficial.

A concertação em apreço aconteceu durante um encontro entre a secretária-executiva da CPLP, Fátima Jardim (Angola) e o representante permanente da Guiné-Equatorial junto à CPLP, embaixador Tito Mba Ada, informa uma nota de imprensa.

O encontro centrou-se na coordenação e harmonização de temas a serem debatidos na próxima reunião do Comité de Concertação Permanente, agendada para 18 de setembro de 2025.

Durante a reunião, Fáutima Jardim agradeceu a visita do diplomata da Guiné-Equatorial e partilhou com ele os passos estratégicos que estão a ser dados para garantirem o cumprimento integral da agenda definida na última Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em Bissau a 18 de julho último.

O documento refere, ainda, que Fátima Jardim, recentemente eleita secretária-executiva da CPLP, é incumbida de coordenar e executar as decisões emanadas da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo, do Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros e do Comité de Concertação Permanente.

Também lhe competem o planeamento e execução dos programas da CPLP, a organização e participação em reuniões dos diversos órgãos da Comunidade, bem como o acompanhamento da implementação das decisões e iniciativas da organização.

A CPLP foi criada a 17 de julho de 1996, durante a Conferência dos Chefes de Estado e de Governo realizada em Lisboa (Portugal). 

O seu objetivo é aprofundar a amizade mútua, a concertação político-diplomática e a cooperação entre os seus membros, com foco na língua portuguesa como um elemento central.

Dela fazem parte nove Estados membros, designadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

-0- PANA JA/DD 7agosto2025