Agência Panafricana de Notícias

CPJ pede investigações sobre morte de jornalista na Nigéria

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), um organismo americano de defesa dos jornalistas, convidou as autoridades nigerianas a levar a cabo investigações "transparentes e aprofundadas" sobre a morte dum jornalista de rádio.

Editor-chefe da estação de rádio governamental Highland FM, Nansok Sallah, de 46 anos de idade, foi encontrado quinta-feira num riacho sob uma ponte situada a menos de 200 metros dum posto de controlo militar, na cidade de Jos, no centro do país, segundo Terzungwe Wua, diretor-geral da Highland FM.

Segundo Wua, o corpo do jornalista não tinha hematomes, mas um ferimento atrás da orelha direita era visível.

Os colegas de Sallah pensam num assassinato porque os seus bens, incluindo seis mil e 100 nairas (cerca de 38 dólares americanos), foram roubados.

Sallah produzia uma emissão semanal batizada Highland Profile, segundo o diretor da informação da Highland FM, Nanbam Go ar.

"Deploramos a morte de Nansok Sallah e apresentamos as nossas condolências à sua família, aos seus amigos e aos seus colegas", declarou Mohamed Keita, coordenador para África do CPJ.

-0-PANA MA/NFB/JSG/SOC/MAR/TON 21jan2012