Agência Panafricana de Notícias

CPJ exorta autoridades nigerianas a descobrir e libertar cronista raptada

Lagos, Nigéria (PANA) – O Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) apelou às autoridades nigerianas para fazerem o seu possível com vista a obter a libertação da cronista Donu Kogbara, recentemente raptada por homens armados desconhecidos em Port-Harcourt, capital do Estado petrolífero de Rivers.

O CPJ declara num comunicado transmitido à PANA que as autoridades deverão igualmente estabelecer o motivo do rapto, deter e processar os autores.

« Condenamos o rapto da cronista do jornal « Vanguard », Donu Kogbara, e apelamos às autoridades nigerianas para abrirem um inquérito imediato e eficaz », declarou o representante do CPJ na África Ocidental, Peter Nkanga, citado no comunicado.

Homens armados não identificados entraram na casa de Kogbara em Port-Harcourt, capturaram a jornalista e levaram-na a bordo dum veículo.

O porta-voz da Polícia, Ahmed Muhammad, declarou ao CPJ que a Polícia lançou um inquérito sobre o sequestro de Kogbara.

Kogbara trabalhou para o jornal independente « Vanguard » durante quase 30 anos, segundo o chefe da Redação do jornal, Gbenga Adefaye.

Os raptos na região do Delta do Níger na Nigéria são frequentes, e 40 jornalistas foram sequestrados contra o pagamento dum resgate em diferentes momentos nos últimos anos.

-0- PANA SEG/MTA/TBM/SOC/FKIZ 6set2015