Agência Panafricana de Notícias

CPJ condena encerramento de rádio privada na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – O Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) condenou o encerramento na Nigéria da rádio privada Wazobi FM, implicada no recente assassinato de nove vacinadores contra a poliomielite em Kano, no norte do país.

Segundo um comunicado do CPJ, a verdadeira razão do encerramento da Wazobia FM pela Comissão Nacional de Radiodifusão (NBC), um órgão de controlo, está ligada às suas reportagens críticas.

« As autoridades nigerianas encerraram a Wazobia FM porque elas não gostam da sua cobertura crítica e elas mascararam a sua decisão atrás das alegações de incitação à violência sem provas », deplorou o coordenador do CPJ para África, Mohamed Keïta, citado num comunicado.

« Nós pedimos à Comissão Nacional da Radiodifusão para suspender imediatamente esta ordem de censura », acrescentou.

Na semana passada, a NBC anunciou a retirada da licença da rádio privada Wazobia FM, instalada em Kano.

As autoridades acusaram a estação de rádio de violação do Código da NBC que proíbe a utilização de linguagem «suscetível de encorajar, incitar ao crime e semear distúrbios ».

Esta decisão segue-se à difusão a 6 de fevereiro de « Sandar Girma », uma emissão diária em língua haoussa onde o convidado, Yakubu Musa Fagge, acusou as autoridades locais de corrupção e de métodos coercivos na sua gestão da campanha de imunização contra a polio.

A morte dos nove vacinadores ocorrida após a difusão da emissão deve estar ligada a este programa.

-0- PANA SEG/NFB/AAS/IBA/FK/TON 06março2013