Agência Panafricana de Notícias

CPJ apela a maior protação da imprensa no Burkina Faso

Dakar, Senegal (PANA) – O Comité de Proteção dos Jornalistas (CPJ), sediado em Nova Iorque, apelou esta sexta-feira para uma maior proteção da imprensa no Burkina Faso depois das manifestações anti-governamentais ocorridas neste país da África Ocidental.

Num comunicado publicado esta sexta-feira, o CPJ exprimiu as suas preocupações em relação à destruição perpetrada na cadeia de televisão nacional burkinabe por manifestantes enfurecidos.

Quinta-feira, milhares de manifestantes burkibanes invadiram as ruas para protestar contra uma emenda da Constituição que abriria a via ao Presidente Blaise Compaoré para uma reeleição na liderança do seu país.

"É evidente que a opinião pública burkinabe aspire a uma mudança. Mas em momentos críticos como estes as instituições da imprensa devem ser protegidas", declarou o representante do CPJ na África Ocidental, Peter Nkanga.

"Apelamos a todas as partes a permitir aos jornalistas fazer convenientemente o seu trabalho facilitando-lhes a recolha de informações e a realização das reportagens, uma premissa para que o país possa experimentar uma transição pacífica", acrescentou o responsável do CPJ.

-0- PANA MLJ/AR/BAD/SSB/IBA/MAR/TON 31outubro 2014