Agência Panafricana de Notícias

CNT garante julgamento equitativo de Seif Al-Islam na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O Conselho Nacional de Transição (CNT), no poder na Líbia, comprometeu-se, no termo duma reunião em Tripoli, a garantir um julgamento equitativo de Seif Al-Islam, filho do ex-líder líbio Muamar Kadafi, em conformidade com as regras e as convenções internacionais, soube a PANA de fontes oficiais.

As mesmas fontes indicaram que o CNT rejeitou durante um voto domingo entregar Seif Al-Islam ao Tribunal Penal Internacional (TPI), que emitiu um mandado de captura contra ele por crime contra a humanidade.

O Procurador-Geral do TPI, Luis Moreno-Ocampo, pediu, desde o anúncio da detenção de Seif Al-Islam Kadafi, a sua extradição com vista a ser julgado, afirmando que as autoridades líbias tinha obrigação de o entregar à jurisdição onusina.

Numerosos países e grandes potências do mundo, bem como organizações dos direitos humanos pediram às novas autoridades líbia a entrega ao TPI de Seif Al-Islam para beneficiar dum julgamento justo e equitativo.

Por outro lado, o anúncio da composição do novo Governo de transição que estava previsto para domingo foi adiado.

Fontes bem informadas indicaram que o primeiro-ministro desginado, Abderahim Al-Kib, vai transmitir esta semana a lista dos membros do seu Governo ao presidente do CNT, Mustapha Abdeljelil, para aprovação.

-0- PANA BY/TBM/MAR/TON 21novembro2011