Agência Panafricana de Notícias

CEMAC e CEEAC validam plano para melhorar transportes aéreos

Brazzaville- Congo (PANA) -- Os países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC) validaram um plano de ação pormenorizado para a melhoria dos transportes aéreos na região, no termo duma reunião ministerial em Brazzaville.
A reunião permitiu validar o novo cronograma 2010-2015 e examinar o novo projeto do Código Comunitário da Aviação Civil elaborado pela Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC).
O comissário para as Infraestruturas e Desenvolvimento Sustentável da Comissão da CEMAC, Bernard Zoba, indicou que esta reunião "constitui um evento maior na dinâmica de desenvolvimento dum transporte aéreo fiável, eficaz e com custos acessíveis na nossa região".
Com a validação deste plano de ação, a CEMAC engajou-se, em parceria com a CEEAC, em executar as ações necessárias para o advento dum transporte aéreo de qualidade ao serviço da integração da região.
A falta de vias de comunicação na África Central constitui um obstáculo ao processo de integração regional.
O secretário-geral da CEEAC, Louis Sylvain Goma, afirmou que na África Central a situação das redes de comunicação instava a privilegiar, na fase atual, o transporte aéreo, sem esquecer os outros modos de transporte.
Por seu turno, o ministro congolês dos Transportes, Aviação Civil e Marinha Mercante, Isidore Mvouba, sublinhou que o transporte aéreo estava confrontado com dificuldades ligadas ao desrespeito das normas e das práticas editadas pela Organização Internacional da Aviação Civil (OIAC), com os custos elevados de exploração e dos serviços e com a fraqueza das administrações de gestão da aviação civil.