Agência Panafricana de Notícias

CEEAC instada a fazer funcionar Centro Regional de Segurança Marítima

Brazzaville, Congo (PANA) – Os países-membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) foram convidados a fazer funcionar o mais cedo possível o Centro Regional de Segurança Marítima na África Central (CRESMAC) a fim de garantir cada vez mais a segurança dos interesses vitais no mar da organização sub-regional.

Este convite foi feito pela Força Multinacional da África Central (FOMAC) que está preocupada com a insegurança crescente nas costas da sub-região como testemunha o recente desvio dum navio petroleiro ao largo de Angola.

Numa reunião de peritos da CEEAC sobre segurança do seu espaço marítimo, a FOMAC afirmou que este desvio não teria sido possível se o CRESMAC estivesse operacional.

« A operacionalização do CRESMAC é um desafio para a nossa comunidade que se comprometeu ao lado da Comissão do Golfo da Guiné a tomar todas as medidas indispensáveis para garantir a segurança deste espaço marítimo. Ele é alvo de várias ameaças e de vários atos ilícitos, pondo em perigo os nossos Estados », segundo a FOMAC.

-0- PANA MB/JSG/FK/TON 5fev2014