Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO propõe envolvimento de líder religioso na crise maliana

Bamako, Mali (PANA) - O mediador da  CEDEAO na crise do Mali, o ex-Presidente nigeriano Goodluck Jonathan, pediu a intervenção do guia religioso de Nioro do Sahel, xerife Bouillé Haidara, para o fim dos protestos antigovernamentais em curso no país.

A PANA soube de fonte autorizada que Jonathan esteve quarta-feira, em Nioro do Sahel,  a cerca de 450 quilómetros a oeste da capital maliana, Bamako, para um encontro com Boruillé Haidara.

Ele pediu que Haidara interceda junto dos líderes do Movimento de 5 de Junho-Reagrupamento das Forças Patrióticas (M5-RFP) para pôr fim aos seus protestos iniciados, em junho passado, pelo fim do regime do Presidente Ibrahim Boubacar Kéita.

Numa declaração, no final do seu encontro com o líder religioso, Goodluck Jonathan disse reconhecer o valor e a grandeza dos religiosos, acrescentando que o xerife Bouillé representa "uma força moral e é uma figura de proa indispensável na resolução de uma crise como a que o Mali está a atravessar".

O mediador da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) disse que, na sua busca de soluções para a crise sociopolítica, no Mali, convidou o guia dos Hamalistas a envolver-se com ambas as partes numa negociação para encontrar "uma saída definitiva para a crise".

Em troca, Bouillé, filho do xerife Hamalla, saudou e agradeceu ao antigo Presidente da Nigéria pela sua abordagem, afirmando que ele "captou a mensagem".

O xerife de Nioro Bouillé Haidara é próximo do influente Imã Mahmoud Dicko, ex-presidente do Alto Conselho Islâmico do Mali (ACIM) e autoridade moral dos protestos contra o Presidente Keita, cuja demissão é exigida pelo M5-RFP por "má governação" e "má gestão" da crise multifacetada que o Mali atravessa há anos.

O mediador da CEDEAO na crise sociopolítica, no Mali, chegou segunda-feira a Bamako, no âmbito do seguimento da implementação das recomendações da última cimeira extraordinária por videoconferência dos chefes de Estado da organização sub-regional realizada a 27 de julho último.

-0- PANA GT/JSG/DIM/IZ 13agosto2020