Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO pede desculpas a Cabo Verde por transferir seminário parlamentar para Dakar

Praia, Cabo Verde (PANA)  - O Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) pediu desculpas às autoridades cabo-verdianas por ter deslocalizado, à ultima hora, o Seminário Parlamentar Regional em Dakar (Senegal), em detrimento da ilha do Sal, em Cabo Verde, como inicialmente previsto, apurou a PANA, na cidade da Praia,  de fonte segura.

Num comunicado de imprensa emitido quarta-feira, a organização de integração regional refere que, “por motivos das eleições na Nigéria e no Senegal”, o seminário, agendado entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março corrente, naquela  ilha turística do arquipélago cabo-verdiano,   foi deslocalizado para a capital senegalesa, onde os trabalhos arrancaram terça-feira última, 5 de março.

No seu discurso, na sessão de abertura,  o presidente do Parlamento da CEDEAO, Mustapha Cissé Lô lamentou a não realização do seminário na ilha do Sal e pediu desculpas aos dirigentes do país, através dos cinco deputados de Cabo Verde que participam neste encontro em Dakar.

Lo disse que a decisão de deslocalizar o seminário do Sal para Dakar se prende, sobretudo, com constrangimentos de ordem logística e com as eleições decorridas na Nigéria e no Senegal.

“Lamentamos o sucedido e pedimos desculpas às autoridades cabo-verdianas que, muito cedo, abraçaram a nossa proposta”, disse.

Prometeu tudo fazer para que Cabo Verde seja palco, ainda em setembro deste ano, da 2.ª Sessão Extraordinária de um grande evento do Parlamento da CEDEAO.

Afirmou também  ter já enviado uma carta ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e ao da Assembleia Nacional, Jorge Santos, a pedir desculpas pelo sucedido e por eventuais transtornos causados.

Segundo o referido comunicado, o deputado cabo-verdiano e vice-presidente do Parlamento da CEDEAO, Orlando Dias,  entende que a deslocalização do evento de Sal para Dakar surpreendeu as autoridades e os deputados cabo-verdianos.

Frisou que estava tudo a postos para que Cabo Verde acolhesse este seminário parlamentar.

Orlando Dias entende, por outro lado, que a questão já está resolvida, tendo destacado a atitude do presidente da CEDEAO de pedir desculpas ao arquipélago, mostrando a sua “total abertura” de realizar atividades do parlamento comunitário em Cabo Verde.

O Seminário Parlamentar de Dakar decorre entre os dias 5 e 7 de Março, sob o lema “Desafios e Perspetivas da Moeda Única na CEDEAO: Mobilização dos Parlamentares no Sentido da Sua Realização”, no âmbito da agenda 20/20 da CEDEAO.

O evento antecede a 1.ª Sessão Extraordinária daquele parlamento comunitário, que acontece de 8 a 14 do corrente.

-0- PANA CS/DD 07março2019