Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO faz de eliminação do paludismo grande prioridade

Abuja, Nigéria (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) fez da eliminação, até 2015, do paludismo da região uma grande prioridade, ao utilizar uma estratégia integrada que inclui o reforço do componente do contolo do vetor, através da destruição biológica de larvas, declarou o seu Comissário para a Administração e Finanças, Khafi Saccoh.

Abrindo quinta-feira uma assembleia pública na sede da Comissão da CEDEAO, em Abuja, a capital federal da Nigéria, Saccoh sublihou que os benefícios da eliminação do paludismo serão enormes para a região, mais flageladas por esta doença.

Ele afirmou que a eliminação desta doença permitirá, entre outros, a redução da taxa elevada de mortalidade e de morbidade, bem como os custos da hospitalização e do tratamento, favorecendo assim uma produtividade acrescentada dos trabalhadores.

A campanha de eliminação desta patologia da CEDEAO é ativamente levada a cabo graças a um acordo tripartido com Cuba e a Venezuela, para garantir uma disponiblidade adequada de biolarvicides , em particular através da transferência de tecnologias para a produção local, bem como a mobilzação dos recursos e a participação durável das comunidades para melhores resultados.

O comissário Saccoh garantiu que a CEDEAO fará tudo o que for necessário para mobilizar todos os atores interessados pelo sucesso da campanha de erradicação.

Por sua vez, Chioma Amajoh, diretora do Programa Nacional de Luta contra o Paludismo no ministério nigerino da Saúde, indicou que é possível eliminar esta patologia e que esta iniciativa multissetorial e transfronteiriço deve ser explorada pela comunidade e por outras partes interessadas.

Na sua opinião, a CEDEAO merece ser felicitada pela realização deste projeto.

Ela sublinhou que, recentemente, o vice-presidente da Comissão, Toga McIntosh, levou uma delegação de alto nível composta pelos ministros da Saúde da Nigéria, do Gana e da Côte d'Ivoire, a Cuba e à Venezuela, no contexto da concretização de acordo tripartido.

Responsáveis de de Labiofam (laboratório cubano), que dirigem a produção e a aplicação de biolarvicides na Nigéria, no Gana, no Burkina Faso, fizeram uma breve apresentação das experienças da sua companhia.

A assembleia pública encerrou uma deliberação de três dias feita por peritos em saúde encarregues de produzir um roteiro a ser apresentada durante uma reunião ministerial regional de alto nível prevista para dezembro de 2012, sobre a maneira de fazer avançar a campanha de eliminação do paludismo da CEDEAO.

-0- PANA SEG/FJG/DIM/DD 03agosto2012