Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO exige designação de Presidente e de primeiro-ministro civis no Mali

Niamey, Níger (PANA)  - Os chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) lançaram, esta terça-feira, um ultimato à junta militar no Mali para designar, o mais tardar a 15 de setembro corrente, um Presidente da Transição e um seu primeiro-ministro civis, soube a PANA de fonte oficial em Niamey.

No termo da sua 57.ª sessão, realizada em Niamey, no Níger, os chefes de Estado mantiveram  igualmente sanções económicas contra o Mali e o Comité Nacional para a Salvação do Povo (CNSP, a junta militar), militares que assumiram o poder depois de terem derrubado o então Presidente da República, Ibrahim Boubacar Keita.

A CEDEAO também manteve o prazo de um ano para a transição e além do qual várias instituições internacionais poderão deixar o Mali, o que, segundo observadores, poderá provocar, no país, enormes dificuldades socioeconómicas.

Esta primeira reunião física entre os chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, desde o surto da pandemia do coronavírus, permitiu avaliar a situação política, económica e de segurança, o exame de relatórios sobre o estado da comunidade, o plano de ações para a segurança sub-regional, o programa de cooperação monetária da CEDEAO e a situação da covid-19.

No termo dos trabalhos, à tarde, o Presidente cessante em exercício da conferência dos chefes de Estado e de Governo, Mahamadou Issoufou, passou oi testemunho da presidência rotativa da organização sub-regional ao seu homólogo ganense, Nana Akufo-Addo, para um mandato de um ano.

Este último agradeceu aos seus homólogos antes de felicitar o seu predecessor pelo trabalho notável cumprido durante o seu mandato, marcado por peripécias que ele conseguiu gerir.

Ele pediu aos seus pares para o ajudar a cumprir a missão que lhe foi confiada, enumerando desafios como questões políticas e de segurança, a organização das eleições no espaço da CEDEAO, o combate à pandemia do coronavírus, a moeda única e a Zona de Livre Comércio Africano (ZLECAF).

-0- PANA SA/JSG/FK/DD 8set2020