Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO e UA enviaram observadores no Togo para legislativas

Lomé, Togo (PANA) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a União Africana (UA) enviaram observadores no Togo para as eleições legislativas de 20 de dezembro, já boicotadas pela oposição, constatou a PANA em Lomé nesta quarta-feira.

Terça-feira, durante uma conferência de imprensa, as duas instituições reiteraram o seu mandato de acompanhar as eleições legislativas no Togo com honestidade e objetividade.

A missão de observação da CEDEAO, que tem o maior número de observadores, cerca de cinquenta, é dirigida pelo antigo Presidente da transição no Níger, Salou Djibo.

Quanto à União Africana (UA), ela conta 30 observadores que serão desdobrados em todo o país, sob a tutela do antigo primeiro-ministro congolês da RD Congo, Matata Ponyon Mapon.

Quinta-feira, a 20 de dezembro, os Togoleses vão às urnas para elegerem deputados na Assembleia Nacional.

O escrutínio já é boicotado pela oposição que apela à populações para o impedirem.

Confrontos entre manifestantes e as forças de segurança fizeram pelo menos quatro mortos nos dias 8 e 10 de dezembro corrente, em todo o país.

Desde então, a segurança foi reforçada em todo país, nomeadamente em Lomé, a cidade capital, em Sokodé e Bafilo, no centro do país, bem como em Mango (Grande Norte), Kpalimé e Anié (Planaltos), zonas consideradas como epicentros das contestações.

-0- PANA FAA/JSG/CJB/DD 19dez2018