Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO concede assistência alimentar de emergência a Mali

Abuja, Nigéria (PANA) - A Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) vai entregar mais de 410 toneladas de arroz ao Governo maliano para o ajudar a aliviar os sofrimentos dos cidadãos afetados pela crise política e de segurança que abala o país, soube a PANA de fonte próxima da agência.

Estimadas em 500 mil milhões de dólares americanos, estas toneladas de arroz local, fornecidas pelo Programa Alimentar Mundial (PAM), serão entregues terça-feira próxima à Comissária encarregue do Desenvolvimebto Humano e Género, Adrienne Diop.

A doação entra no quadro da implementação do plano de assistência humanitária da CEDEAO para o Mali que inclui o desdobramento duma equipa sub-regional de resposta de emergência (EERT) e o destacamento dum oficial da EERT para assistir o gabinete do representante especial da comunidade no país.

O oficial da EERT vai ajudar à coordenação das operações no terreno e apoiar as atividades de outros membros da msma estrutura para reforçar a capacidade de resposta de emergência do país e facilitar a distribuição da assistência da CEDEAO às populações malianas afetadas.

A assistência humanitária apoia as iniciativas diplomáticas e políticas desdobradas pela CEDEAO com vista a ajudar o Mali a sair da crise graças a um programa de transição política iniciada pelo bloco regional, que permitiu a organização de eleições presidenciais e legislativas com êxito no país.

-0- PANA VAO/ASA/TBM/SOC/MAR/DD 20dez2013