Agência Panafricana de Notícias

CEDEAO analisa crise política na Guiné-Bissau

Abuja- Nigéria (PANA) -- As crises políticas na Guiné-Conakry, na Guiné-Bissau e no Níger, bem como o impacto da crise financeira estão entre as questões chaves da Cimeira Semestral da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que começa esta segunda- feira em Abuja.
A 36ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO deverá igualmente aprovar a modificação da Tarifa Exterior Comum (TEC) regional, duma estrutura de quatro bandas aprovada pelos dirigentes em Janeiro de 2006 para um regime tarifário que deverá incluir uma quinta banda na taxa de 35 por cento para certas categorias de produtos.
Este novo regime, indica a organização, faz parte do processo de harmonização da estrutura da TEC na África Ocidental para criar um mercado comum.
A cimeira deverá ainda aprovar a Política Regional do Trabalho e Emprego e o seu plano de acção que comporta cinco programas prioritários durante os próximos quatro anos.
O encontro deverá igualmente abordar o relatório da 62ª Sessão do Conselho de Ministros, redigida em Abuja a 27 de Maio último.
Uma cimeira especial CEDEAO-Espanha, na presença do primeiro-minsitro espanhol, Jose Zapatero, deverá ser igualmente realizada à margem da cimeira regional.