Agência Panafricana de Notícias

CAF e ICSS juntos no reforço de segurança para jovens futebolistas africanos

Rabat, Marrocos (PANA) - A Confederação Africana de Futebol (CAF) assinou, sábado em Rabat, um acordo de parceria com o Centro Internacional para a Segurança no Desporto (ICSS) com o fito de reforçar a segurança, integridade e programas de capacitação de jovens no futebol africano, soube a PANA de fonte desportiva no local.

As duas organizações colaborarão para desenvolverem programas de formação e promoverem normas de segurança mais elevadas possíveis no seio das associações membros da CAF, lê-se num comunicado publicado no seu site web deste órgão reitor do futebol africano.

A CAF e o ICSS vão colaborar em vários projetos, nomeadamentea formação de agentes de segurança, o estabelecimento de uma rede mais profissional dos mesmos agentes em África e o desenvolvimento de operações de segurança através de programas conjuntos dentro de federações de futebol, das ligas, dos clubes, das academias e de outros intervenientes, incluindo os locais, acrescentou a mesma fonte.

Falando nesta ocasião, o presidente da CAF, Ahmad Ahmad, salientou que  a sua instituição é "uma organização baseada em valores que ligam as partes interessadas às comunidades de toda África", frisando que "a boa governação e a segurança são pilares fundamentais do nosso plano de transformação."

"Tomo particularmente a peito a questão dos jovens jogadores", assegurou o presidente da CAF.

"Os jovens atletas não são mercadorias. Eles são seres humanos e devem ser tratados como tal. Orgulhamo-nos de ser uma voz de liderança na proteção, promoção e salvaguarda do futebol e dos seus adeptos. Esperamos por uma colaboração frutuosa com o ICSS", acrescentou.

Do seu lado, o presidente do ICSS, Mohammed Hanzab, agradeceu a Ahmad e à CAF o seu compromisso de proteger o futebol em África.

Acrescentou estar "ansioso" por trabalhar com eles nos esforços para enfrentarem desafios muito reais com que o futebol está confrontado atualmente para a sua segurança e sua credibilidade.

Sublinhou, por exemplo, que não se está a fazer o suficiente para se acabar com o tráfico de jovens jogadores africanos.

-0- PANA AT/IN/DIM/DD 26outubro2020