Agência Panafricana de Notícias

Burundi toma medidas preventivas contra vírus de Ébola

Bujumbura, Burundi (PANA) - As autoridades sanitárias do Burundi estão a elaborar uma estratégia para preservar o país da ameaça do vírus do Ébola que afeta alguns países da África Ocidental, soube a PANA sexta-feira de fontes oficiais.

O porta-voz do Ministério da Saúde Pública, Thaddé Ndikumana, anunciou a reativação da equipa médica que foi criada há alguns anos para a supervisão do vírus do Ébola que afetava então o Uganda e a República Democrática do Congo.

O hospital Prince Régent Charles de Bujumbura foi escolhido para acolher eventuais casos de Ébola, doença que causou até agora cerca de 900 mortos na Serra Leoa, na Guiné Conakry, na Libéria e na Nigéria.

Este vírus ainda não tem tratamento conhecido e manifesta-se nos pacientes com sintomas como febre, diarreia, cefaleias, vómitos e dores abdominais fortes.

Estes sintomas começam quatro a cinco dias depois da infeção e compreendem ainda hemorragia nas gengivas e ulceração na boca e nos lábios, segundo especialistas do vírus altamente mortal.

-0- PANA FB/JSG/MAR/TON 8agosto2014