Agência Panafricana de Notícias

Burundeses convidados a festejar final do ano com moderação

Bujumbura, Burundi (PANA) - Os Burundeses estão convidados a festejar a passagem de ano com moderação, e não serão tolerados pelas forças de segurança os excessos de álcool, de velocidade e de decibéis para celebrar o fim do ano de 2013, avisou o Governo nas vésperas do Natal e do Ano Novo.

A psicose do terrorismo internacional assombra os espíritos desde que o Burundi se engajou nas operações de manutenção da paz, nomeadamente na Somália, onde jovens insurgentes islamitas do grupo Al Shabaab contra o regime atual em Mogadíscio e a presença militar estrangeira ameaçaram várias vezes atacar os países fornecedores de tropas.

Medidas de segurança preventivas já eram visíveis nas ruas de Bujumbura, a capital do Burundi, desde o recente ataque terrorista contra um grande centro comercial de Nairobi, no Quénia.

O Governo burundês prometeu igualmente não tolerar vigílias e grandes aglomerações para celebrar as festas de fim de ano, sem autorização prévia da administração local.

Os vendedores ambulantes também deixaram de ser autorizados a instalar-se, como de costume, nas calçadas desde que o grande mercado central de Bujumbura pegou fogo, em fevereiro de 2013.

A sociedade de produção de água e de eletricidade (REGIDESO) foi convidada a abastecer-se das suas reservas e limitar as habituais cortes intempestivas de eletricidade neste período de fim de ano.

-0- PANA FB/JSG/CJB/IZ 24dez2013