Agência Panafricana de Notícias

Burundeses colaboram com grupo terrorista somalí El Shebaab, diz polícia

Bujumbura, Burundi (PANA) – Burundeses trabalham com El Shabaab, um grupo de insurgentes islamitas somalis, noticiou quinta-feira a Rádio e Televisão Nacional do Burundi (RTNB).

A informação foi prestada pelo diretor-geral da Polícia Nacional do Burundi (PNB), o comissário-principal Andrè Ndayambaje, de acordo com a mesma fonte.

Ela consta de um relatório duma reunião sobre a segurança nacional presidida quinta-feira em Muramvya, no centro do país, pelo chefe de Estado burundês, Pierre Nkurunziza, em companhia de muitos membros do seu Governo.

Por enquanto, dois Burundeses foram identificados e capturados por El-Shabaab oposto a qualquer presença de tropas estrangeiras na Somália em guerra civil há quase 30 anos.

O Burundi figura entre os países estrangeiros com vários batalhões de militares ao serviço da Missão da Manutenção da paz na Somália ( AMISOM, sob a bandeira da União Africana (AMISOM), o que faz pairar sobre este país ameaças terroristas.

É pela primeira vez, desde o início da implantação de contingentes militares na Somália, em 2009, que se fala publicamente sobre a conivência entre Burundeses e grupos terroristas estrangeiros.

A informação surge algum tempo depois da formação de cerca de 40 polícias em técnicas de luta e de prevenção contra o terrorismo, sobretudo em casos de tomada de reféns ou tentativa de desvio de avião, com o apoio técnico de peritos franceses.

-0- PANA FB/DIM/DD 1out2014