Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso sob ameaças de gripe aviária

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Burkina Faso é ameaçada pela gripe aviária, devido a uma onda de mortalidades suspeitas de aves registadas pelo Ministério bukinabe dos Recursos Animais.

De acordo com a fonte, a constatação de milhares de mortes entre aves faz recear a presença do vírus H1N1 no setor da pecuária.

Responsáveis do setor dizem que casos de mortalidade de aves foram assinalados no Centro de Promoção de Avicultura no Campo (CEPAVI) e numa fazenda avícola em Koubri e na província do Sanguié (centro-oeste).

Várias outras localidades do interior do país notaram casos similares de fevereiro último e a março corrente.

O director-geral dos Serviços Veterinários, Lassina Ouattara, explicou que as taxas de mortalidade observadas nas fazendas em causa variam de 50 a 100 porcento e concernem, em grande parte, a aves de raça, embora alguns casos também tenham sido chamado atenção dentro da raça local.

"O Burkina Faso, sozinho, não pode fazer face à situação", considerou Ouattara, acrescentando no entanto que recolhas foram feitas em cadáveres de aves e que análises estão em curso num laboratório na Itália.

-0- PANA NDT/DIM/DD 26março2015