Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso reforça setor de defesa e segurança

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - As forças de defesa e segurança do Burkina Faso foram reforçadas na luta contra o terrorismo, declarou o primeiro-ministro Christophe Dabiré, no último fim de semana, em visita ao interior do país.

"Hoje, as nossas forças de defesa e de segurança (FDS) foram reforçadas em capacidades humanas, em formação e equipamentos humanos", indicou o  Dabiré, em Sindou, no oeste do país, durante uma reunião com as forças vivas da província.

Citado esta segunda-feira pela imprensa local, Christophe Dabiré disse que as forças de defesa e segurança foram "redesdobradas", garantindo a existência de equipas avançadas de gestão da crise instaladas no leste, no centro e em Soum".

"Estes estados-maiores avançados são dirigidos por coronéis-majores que assumiram hoje a gestão da questão militar no terreno", sublinhou.

Acrescentou que estão em curso reflexões sobre "a necessidade de criar equipas de estados-maiores avançados nas regiões sudoeste e nas cascatas", em particular nas fronteiras com a Côte d'Ivoire, com o Gana e com o Mali.

Várias regiões do Burkina Faso estão abaladas por ataques terroristas desde a 2015, lembre-se.

-0- PANA TNDD/IS/SOC/MAR/IZ 06julho2020